Na noite da última sexta-feira (09), usuários do metrô de Águas Claras filmaram a abordagem dos seguranças a um artista de rua que estava na estação.
O homem foi imobilizado no chão. E segundo as testemunhas, o artista estava apenas se abrigando da chuva.
A direção do metrô justifica que o homem foi abordado pelos seguranças porque “praticava comércio irregular na estação”, o que é “proibido no sistema”, conforme Decreto 26.516/2005.
Segundo a administração, mesmo informado de que a prática era irregular, ele teria voltado a descumprir as normas “e de forma agressiva ameaçou os empregados com um alicate pontiagudo”. Os vídeos não mostram o início da situação.
Pelas imagens, é possível ver três seguranças imobilizando o homem no chão. Um deles pressiona o joelho nas costas do homem e segura o pescoço dele, que grita e reclama que o segurança está machucando-os. Os outros dois seguranças tentam algemá-lo enquanto testemunhas reclamam da atitude e pedem que eles parem.
Veja a nota divulgada pela Companhia Metropolitana do Distrito Federal:
A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal informa que, no dia 09 de dezembro de 2022, por volta das 20 horas, na Estação Águas Claras, foi realizada abordagem pelo Corpo de Segurança Operacional de indivíduo que praticava comércio irregular, prática proibida no sistema, conforme Decreto 26.516 de 2005.
O indivíduo foi orientado sobre a correta utilização do sistema e suas proibições. Instantes depois o mesmo indivíduo voltou a descumprir as normas e novamente foi orientado. Nesse momento, não acatou as orientações e de forma agressiva ameaçou os empregados com um alicate pontiagudo.
Não havendo a possibilidade de evitar o desdobramento da ocorrência, o Corpo de Segurança Operacional, utilizando o gradiente de força, imobilizou o indivíduo e realizou o encaminhamento deste à Delegacia da circunscrição com o auxílio da Polícia Militar do Distrito Federal.