Uma urna funerária com cinzas humanas foi encontrada no gramado do Parque Ecológico de Águas Claras, na tarde de sexta-feira (24/6), por moradores da região. O objeto foi colocado em uma área movimentada do parque e estava identificado com uma placa mostrando que ali estão as cinzas de uma mulher chamada Tânia Cristina Nascimento de Souza, 62 anos, que morreu em 10 de março de 2021, e foi cremada em 21 do mesmo mês.
O Instituto Brasília Ambiental (Ibram), que administra o Parque Ecológico de Águas Claras, confirmou que encontrou a urna por volta das 13h daquele dia. E acrescentou que a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) esteve no local após ser acionada e retirou a urna. O caso está na 21ª DP (Taguatinga Sul).
O delegado-chefe da unidade, Luiz Alexandre Gratão, informou que apreendeu o objeto e que tentarão contato com a família para saber o que aconteceu.
Uma fonte da Arquidiocese de Brasília informou à reportagem que colocar urnas com cinzas humanas fora de cemitérios ou igrejas é proibido pela igreja católica, que costuma oferecer cemitérios para armazenar esse tipo de material.