A rua Jerivá em Águas Claras abriga três escolas, todas de ensino infantil, diversas lojas e uma igreja. Mesmo com uma alta circulação diária de adultos e crianças, o local não tem faixa de pedestres. Essa situação preocupa muito os moradores.
Mas há outros problemas envolvendo a rua Jerivá. As pessoas tem duas opções de acesso: pela Avenida Sibipiruna e pela Avenida Jacarandá. Se o pedestre optar entrar na Rua Jerivá pela Av. Jacarandá, ele também não vai encontrar nenhuma faixa de pedestre nessa avenida, expondo todos ao risco de serem atropelados.
Uma moradora de Águas Claras, mãe de crianças que frequentam uma escola na Jerivá, revela a sua preocupação com a falta de faixa de pedestres no local. “Estou evitando ir caminhando com os meus filhos até a escola, pois é muito arriscado atravessar (a avenida) na hora do rush”, afirma ela.
Ela ainda conta que já entrou com pedido no Departamento de Trânsito (Detran – DF) para instalação da faixa de pedestres ou de um semáforo na Avenida Jacarandá, na altura das escolas. Mas ainda não obteve resposta do órgão.
Por meio da Diretoria de Engenharia de Trânsito, o Detran – DF explicou que já existe um projeto para implantação de faixa de pedestres no local, mas que este projeto ainda precisa passar por readequações.