Desde que assumiu a operação de distribuição da energia elétrica no Distrito Federal, em março de 2021, a Neoenergia Brasília vem realizando uma série de ações de conscientização com a população na tentativa de reduzir o número de acidentes envolvendo postes da rede elétrica. Esse trabalho foi intensificado em maio para marcar o movimento Maio Amarelo – iniciativa para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
Nos cinco primeiros meses de 2022, a distribuidora registrou 233 ocorrências com postes, número 27% menor que os 321 contabilizados no mesmo período do ano passado.
“O valor número um da Neoenergia Brasília é a segurança, sendo assim o tema é constantemente reforçado entre os nossos colaboradores e buscamos levar a nossa mensagem de segurança no trânsito também aos nossos clientes”, conta a gerente de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da concessionária, Rosy Menezes.
Só nesse último mês de maio, equipes da Neoenergia Brasília realizaram 450 blitzes educativas pelas ruas do Distrito Federal, com orientações para motoristas e motociclistas sobre a importância de se verificar itens de segurança antes de dirigir. O time da distribuidora também marcou presença em algumas feiras da capital federal para falar sobre os cuidados com a direção nas ruas e com os postes da rede elétrica.
DICAS
A Neoenergia Brasília preparou uma série de dicas para trazer mais segurança no trânsito, além de diminuir o número de acidentes envolvendo postes da rede elétrica:
- Mantenha o veículo com a manutenção em boas condições, verificando o estado dos pneus, dos freios, dos faróis e dos retrovisores;
- Não use celular quando estiver dirigindo. Além da infração gravíssima, o motorista poderá colocar em risco a vida dos pedestres e outros motoristas;
- Em caso de acidente com poste, se houver queda de cabos, fique no interior do veículo, até o atendimento por parte das equipes da empresa;
- Respeite sempre a sinalização de trânsito e os limites de velocidade das vias, em qualquer dia, local e horário;
- Respeite os pedestres e sempre use cinto de segurança. Aos motociclistas, não esqueça do capacete;
- Sempre mantenha uma distância segura do veículo à frente;
- Não dirija sob o efeito de álcool, de remédios ou qualquer outra substância tóxica;
- Nunca dirija com sono.