Cinco casas foram interditadas pela Defesa Civil em Arniqueira devido risco de desabamento.
As casas ficam no final de uma rua bastante íngreme de um condomínio na chácara 124.
Segundo o engenheiro da Defesa Civil, Leão Leda, o órgão faz o monitoramento periódico do terreno e também da residência.
Apesar de interditada, a estrutura da residência não está totalmente comprometida, contudo, como estamos em um período de chuvas há risco de desabamentos.
O muro de arrimo que fazia a contenção do barranco caiu sobre uma das residências interditadas no sábado (05). O primeiro atendimento foi feito pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), depois acionaram a Defesa Civil.
A dona Deraldina Machado estava em casa com a filha no momento da queda do muro. A casa dela foi uma das mais atingidas, o telhado e a parede da sala foram derrubados.
Segundo a Defesa Civil, no ano passado eles notificaram o proprietário da casa, responsável pelo muro de arrimo, sobre o risco de desabamento e recomendaram que reforçasse a estrutura do muro para garantir a segurança.
Sete famílias tiveram que deixar suas casas. Elas foram amparadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e pelo DF Legal, mas não é suficiente, pois algumas famílias estão passando necessidades.
Ainda segundo a Defesa Civil, as casas estão em uma área de risco devido ao declive do terreno. E no período de chuvas o perigo aumenta.
As demais casas do condomínio não apresentaram danos, mas foi recomendado que cuidassem da manutenção, pois engenheiros e arquitetos conseguem identificar problemas que reparados no início aumentam a vida útil do imóvel e evitam situações mais graves como esta.