Na última quinta-feira (6), o Governo do Distrito Federal anunciou o cancelamento do carnaval no DF.
“O carnaval do Distrito Federal está cancelado. Seguindo a recomendação de médicos e infectologistas, todas as manifestações carnavalescas em 2022 no DF estão suspensas.
O recrudescimento da infecção pelo vírus covid-19, agregado à nova variante da influenza, recomendam cautela, e o GDF decidiu cancelar desfiles, bailes e todo tipo de manifestação que provoque aglomeração, para a redução dos riscos de contágio.
O GDF recomenda que a população mantenha a vacinação em dia, seguindo o protocolo definido pelas autoridades, e que procure se proteger seguindo as recomendações de prevenção, especialmente mantendo a higiene das mãos com água e sabão ou álcool 70°.
Mesmo com o alto índice de vacinação atingido pela população do Distrito Federal, o momento apresenta riscos, como comprova a superlotação de clínicas e hospitais. A medida visa manter a segurança das pessoas em primeiro lugar” .
A decisão veio em consequência da presença da nova variante da Covid-19, a Ômicron, e da flurona (dupla infecção de gripe e Covid-19). O país também registra aumento da taxa de transmissão da doença pandêmica.
A taxa de transmissão do novo coronavírus chegou a 1,27 no Distrito Federal, índice divulgado pela Secretaria de Saúde no boletim epidemiológico de quarta-feira (5/1).
Segundo especialistas, taxa de transmissão acima de 1 representa avanço da pandemia. Quando o índice está abaixo dessa linha, sinaliza o controle da doença.
Segundo o governador Ibaneis Rocha, o governo está preparando um decreto sobre o cancelamento do carnaval, mas não deu prazo para a publicação.
O secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues, por sua vez, informou que as festas privadas também sofrerão alterações pelo decreto.