A 25ª Feira do Morango de Brasília abriu, oficialmente, às 19h de ontem (3). O evento, que ocorre na Associação Rural Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), em Brazlândia, segue até o feriado de 7 de Setembro e também no fim de semana seguinte (dias 10, 11 e 12), das 10h às 22h. O acesso é livre.
Todas as atividades serão realizadas em dois galpões grandes e arejados, para que os visitantes consigam circular com segurança e sem aglomerações. O uso de máscaras é obrigatório.
“É um evento importante, porque movimenta a economia no período de grande safra do morango. Culturalmente também é relevante, pois se tornou uma característica regional e cultural, um reconhecimento muito significativo para os nossos produtores”Denise Fonseca, presidente da Emater/DF
Em um dos espaços, funcionará a Morangolândia, onde serão comercializados morangos in natura e derivados. No outro, ocorrerá a também tradicional feira de flores e artesanatos. Em função da pandemia de covid-19 e das normas do Governo do Distrito Federal (GDF), este ano não haverá shows e apresentações culturais.
A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, lembra que a feira é um dos eventos mais importantes do DF para a agricultura local e a principal festa de Brazlândia, onde estão concentrados cerca de 95% dos produtores de morango. “É um evento importante, porque movimenta a economia no período de grande safra do morango. Culturalmente também é relevante, sobretudo para Brazlândia, pois se tornou uma característica regional e cultural, um reconhecimento que é muito significativo para os nossos produtores”, diz.
Atualmente, 226 produtores cultivam morango no Distrito Federal, divididos entre produção convencional e orgânica. Este ano, eles plantaram cerca de 150 hectares da planta. A Feira do Morango é um evento da Arcag, que está sendo organizada pelo Instituto Rosa dos Ventos, com apoio da Emater-DF, da Administração Regional de Brazlândia e das secretarias de Turismo e de Agricultura.
Atividades promovidas pela Emater-DF
Colha e Pague
Um dos principais atrativos da Feira do Morango de Brasília, a atividade do Colha e Pague realizada pela Emater-DF, ocorrerá este ano em dois sábados, 4 e 11 de setembro. Nesses dias, os visitantes interessados na experiência rural poderão colher o morango diretamente do pé, conhecer o cultivo e saber um pouco mais sobre a produção do alimento, além de poder levar para casa.
Realizado em Brazlândia, na mesma região da feira, o Colha e Pague vai ocorrer na Chácara Fukushi, certificada na produção de orgânicos. Para participar, é necessário fazer um pré-cadastro no site do Põe na Cesta.
Os interessados deverão indicar a data e o horário em que desejam fazer o passeio. Ao todo, serão quatro turmas de visita em cada um dos dias, às 9h, 10h30, 14h e 15h30. A taxa de adesão é de R$ 45 para adultos e crianças com idades a partir de 10 anos. Crianças de 5 a 10 anos e pessoas com mais de 60 anos pagam meia. Crianças menores de 4 anos não estão isentas de taxas. Nesses valores estão incluídos a visita à plantação, consumo da fruta no local e suco de morango.
Concurso de Receitas
Também já tradicional na feira, o Concurso de Receitas com Morango terá o resultado divulgado neste domingo (5), às 14h, na Arcag, durante o evento. Cinco grupos de famílias produtoras de morangos participaram da disputa, realizada na última quinta-feira na Universidade Católica de Brasília (UCB), com a elaboração de pratos doces e salgados.
Realizado há mais de 15 anos, o concurso valoriza a criatividade dos agricultores e moradores dos núcleos rurais. A avaliação é feita por um grupo de jurados, que avalia aparência, originalidade, organização, higiene no preparo e sabor.
Mostra de Morangos
A Mostra de Morangos será em 10 de setembro. Uma comissão julgadora receberá as variedades da fruta em caixas fechadas e sem identificação visível do produtor e deverá avaliar itens como coloração e firmeza, entre outros. O resultado será divulgado no mesmo dia, mas a entrega da premiação ocorrerá em evento de confraternização no final do ano.
*Com informações da Emater/DF