Denúncias agora podem ser feitas de forma on-line no site da PCDF
As mulheres do Distrito Federal, vítimas de violência doméstica, agora podem fazer denúncias contra os seus agressores diretamente no site da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Por meio da Delegacia Eletrônica é possível encaminhar o registro de contato com a vítima, requerer medidas protetivas, solicitar acolhimento em Casas de Abrigo, bem como outras facilidades, tudo de forma on-line.
Para conferir todas as ações disponíveis, basta acessar o site www.pcdf.df.gov.br. Se preferir, ligue 197 ou envie um whatsapp para (61) 9.8626-1197.
Além de ser um verdadeiro facilitador no combate a esse tipo de crime, a nova medida também se torna um instrumento encorajador de muitas mulheres que, por diversas razões, se sentem desconfortáveis de fazer denúncias de forma presencial.
A possibilidade de fazer denúncias on-line também se mostra oportuna, tendo em vista o recente aumento de casos de violência contra mulheres, especialmente durante a pandemia do novo coronavírus. Seja pela proximidade com seus agressores durante a crise sanitária, seja pela dificuldade em se formalizar queixa presencial, as mulheres se tornaram ainda mais vulneráveis nesses últimos meses.
Vale destacar que essa é uma ação conjunta entre a PCDF e a Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF), e integra as ações de políticas públicas voltadas para a proteção da mulher do Governo do Distrito Federal (GDF).