Na tarde do último domingo (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial das vacinas Coronavac e Astrazeneca para a imunização contra a Covid-19. A Secretaria de Saúde reforçou a estrutura já disponível para receber e transportar essas vacinas, a partir da tarde de hoje, segunda-feira (18), quando o Ministério da Saúde deu inicio a distribuição aos estados e municípios.
O avião da FAB (Força Aérea Brasileira) pousou em Brasília, pouco antes das 15h, com as 105.960 doses destinadas ao DF neste primeiro momento. O Governo do Distrito Federal encaminhou as doses para a central da Rede de Frio, que será responsável por operacionalizar toda a logística de distribuição para as regiões e respectivas unidades de saúde. O local possui 95m³ de capacidade de armazenamento, sendo que 14m³ serão exclusivos para condicionar e aclimatar as vacinas contra a Covid-19.
O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, havia afirmado, na manhã desta segunda-feira, que a vacinação contra a covid-19 começaria “hoje, no fim do dia” em todo o país, após ser pressionado por governadores para a antecipação da aplicação, que estava marcada para ter início na quarta-feira (20).
Contudo, a Secretaria de Saúde do DF definiu que a vacinação terá início às 10h de amanhã, terça-feira (19), pois, segundo o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, a carga deve passar por uma avaliação de técnicos da Rede de Frios. A equipe vai analisar a temperatura e quantidade das doses.
De acordo com a pasta, os primeiros a receber as doses serão os profissionais de saúde que trabalham na linha de frente de combate à Covid-19 – cerca de 27.500 pessoas – e pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas e indígenas – estimados em 3.700 pessoas.