Duas semanas após o decreto que determinou fechamento de bares e restaurantes às 23h, como medida de prevenção a disseminação da Covid-19, morador de Águas Claras flagrou dezenas de pessoas aglomeradas na frente de um bar da cidade.
O registro foi feito na noite de domingo (13/12), onde os frequentadores do local dançavam e conversavam sem respeitar o distanciamento e sem o uso de máscaras recomendados para evitar a disseminação do coronavírus.
O flagra de bares funcionando após às 23h não foi apenas em Águas Claras. Moradores de Taguatinga, Guará, Ceilândia e Asa Sul também registraram videos do descumprimento da determinação.
No último final de semana foram fiscalizados 262 estabelecimentos. Desses, 23 estabelecimentos foram interditados, 40 fechados e 15 multados pelo não cumprimento das normas sanitárias. As multas podem chegar a 70 mil reais por comércio.
O Presidente do Sindhobar, Joel Silva, declarou que a maioria dos estabelecimentos tem cumprido o decreto, mas a minoria pode trazer prejuízos para o seguimento que já está funcionando com faturamento de apenas 50% do normal (comparado com antes da pandemia).
A FecomércioDF e o Sindhobar estão convocando os lojistas a participarem da campanha “Estabeleciemento Responsável”. Aqueles que assinarem o termo de compromisso com as medidas de segurança receberão um selo.