No dia 05 de novembro, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) deu inicio a Operação Plena Firmamentum ( Apoio Total), por meio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE).
O lançamento da operação ocorreu na Praça do Relógio, teve início às 17h e tem como objetivo apoiar a unidade do 3º Comando de Policiamento Regional-CPR que abrange a região de Samambaia, Taguatinga, Águas Claras, Vicente Pires, Areal e Arniqueiras em pontos críticos.
Segundo o comandante do BOPE, major Maurício Hebert, a operação visa reduzir os índices criminais na região e proporcionar maior sensação de segurança à população do Distrito Federal.
Entre os dias 6 e 10 de novembro, os policiais da 4ª DP deflagraram duas fases da Operação Tráfico Zero em Águas Claras.
No primeiro dia, foram apreendidas porções de maconha, balança de precisão, pés da planta maconha e uma máquina de cartão. A ação ocorreu na Colônia Agrícola Águas Claras – Guará e contou com o apoio da equipe da Divisão de Operações Especiais – DOE.
Na segunda ação, os policiais prenderam um homem, de 18 anos, traficante atuante na região de Águas Claras e Guará, responsável pela distribuição de drogas na região.
Conforme apurado, o autor usava as redes sociais para fazer publicidade da droga a usuários do Guará/DF. Nas postagens mostrava a comercialização de maconha, haxixe e droga conhecida como “dry ice”, além da utilização de armas de fogo.
A prisão do autor ocorreu em residência, na Rua 28 Norte – Águas Claras. Com ele foram apreendidas porções de haxixe e maconha, balança de precisão e R$ 1 mil, em espécie. Após os procedimentos legais, o homem foi recolhido ao cárcere da PCDF.