Uma frota de novos ônibus elétricos já estão circulando no centro da capital. Valter Casemiro, Secretário de Transportes e Mobilidade, comemora e diz ser uma tendência mundial, utilizar energia limpa e renovável. Além de reduzir a poluição do ar, preserva a saúde da população.
O GDF pretende renovar toda a frota convencional que liga a Esplanada.
A SEMOB reforçará os horários da linha O. 108 – contará com 145 saídas diárias, anteriormente 54, reduzindo o tempo de 15 minutos para 6 minutos. O valor da passagem será de R$2,70, cobrindo o itinerário – Rodoviária (Plano Piloto)/ Três Poderes.
Os Veículos
Os novos ônibus oferecidos a população, são veículos eficientes e sustentáveis. Ao custo de R$1,7 milhões cada unidade, promete reforçar a linha atendida inicialmente e surpreender pela qualidade.
São silenciosos, climatizados e com piso baixo, proporcionando maior conforto aos usuários do transporte. Contando com um design elegante e acabamento superior aos atuais.
A recarga dos ônibus será feitas na própria empresa, a Piracicabana. Cada recarga, com duração de quatro horas, dará uma autonomia de 200 quilômetros até o próximo reabastecimento.
Por ser um veiculo novo, não requer troca de marcha e sua velocidade superior aos convencionais, os motoristas foram recapacitados para operá-los. E todos foram unanimes na aprovação e conforto do novo modelo.
Após os testes iniciais, os usuários também aprovaram a nova tecnologia e estão ansiosos para que o novo recurso seja disponibilizado e viabilizado para toda malha do DF e Entorno.