O Governador Ibaneis Rocha, publicou na manhã desta quinta-feira (7) novo Decreto prorrogando a reabertura de mais uma partes dos serviços não essenciais para 18 de maio.
A mudança veio um dia depois de a Juíza Federal Kátia Balbino determinar que o isolamento social no Distrito Federal (DF) não fosse flexibilizado.
A Juíza, inclusive, agendou uma visita técnica no Palácio do Buriti para acompanhar o balanço de dados que garantam a segurança da população, assim como, as situações de entrega dos hospitais de campanha. A visita teve início por volta das 10 horas de hoje.
O Governador garantiu que o Hospital de Campanha do Estádio Mané Garrincha será entregue na próxima segunda-feira, assim como a abertura de novos leitos de UTI, o que garantirá atendimento a população.
Uma preocupação do Governador é o aumento de casos do Covid-19 no Complexo Penitenciário da Papuda. Em relação a isso, ele espera uma redução no número de casos, após a determinação do isolamento dos presos e a distribuição de EPIs (equipamentos de proteção).
Para Ibaneis Rocha a visita da Magistrada e do Ministério Público a Sala de Situação do GDF não é nenhum problema, é, apenas, um acompanhamento do judiciário.
Entre as medidas previstas, que serão apresentadas à Justiça estão campanhas educativas, a descriminação das atividades que o Governo pretende abrir no primeiro momento, assim como as regras que devem ser seguidas pelas empresas para evitar a disseminação do novo Coronavírus.
Mesmo com a não abertura do comércio é possível observar que mais pessoas estão nas ruas. A população do DF tem ignorado o isolamento.
A Secretaria de Saúde registrou na manhã desta quinta-feira 2078 casos de covid-19 e a 35° morte, um homem de 68 anos, morador do Riacho Fundo I.