13/08/2018

     Um dos maiores problemas enfrentados por quem utiliza notebooks no dia a dia é o aquecimento do dispositivo que pode ocorrer a qualquer momento e por vários motivos.

Uma das melhores coisas de se usar notebooks é que eles são totalmente portáteis e podem ser colocados em praticamente qualquer superfície. 

Isso faz com que muita gente simplesmente deixe os seus notebooks em cima da cama ou do sofá. Mais afinal, esta deveria ser a regra número 1 (um) do que NÃO fazer com o seu notebook.

Deixar o seu notebook em cima superfícies não lisas e em cima de tecidos, faz com que as saídas de ar dele fiquem completamente bloqueadas, fazendo-o esquentar além do necessário e em questão de poucos minutos.

É claro que este tipo de uso e de aquecimento frequente pode acabar queimando diversos componentes do seu notebook, então tome muito cuidado.
 

No demais, pequenas ações irão ajuda a evitar que seu notebook esquente além do necessário e de sobra poderá aumentar a sua vida útil.

Por que o seu notebook esquenta?

Inúmeros motivos podem causar o aquecimento: A idade da máquina, (Hds e processadores mais antigos ), poeira interna e vedação da saída e entradas de AR.

Vamos a 5 dica para evitar que o seu notebook esquente além do necessário:

1. Superfície plana

Trabalhe em uma superfície totalmente plana.

Assim você evita de tampar a ventilação e também vai fazer com que o cooler* do notebook consiga retirar o ar quente e manter uma temperatura adequada.

Ao deixar o aparelho em cima de tecidos, sofás, camas, o  cooler* se esforça muito para manter a temperatura sob controle e consequentemente a vida útil deste componente irá cair.

Para aqueles que não conseguem abandonar o conforto do sofá e o notebook, a solução pode ser comprar um suporte portátil com cooler*. 

Eu mesmo já utilizo um e por experiência posso afirmar que além de servir de apoio, ele resfria muito bem o notebook. 

* Cooler -> Uma espécie de ventilador que tem a função de reduzir o calor gerado pelos componentes do notebook, principalmente o produzido pelo próprio processador. Ou seja, é o responsável por “refriar o seu notebook”.

2. Transporte

Notebooks podem ser portáteis mas ainda devem ser manuseados com cuidado, mesmo com as novas tecnologia em HD SSD e sensores.

No momento do transporte, é necessário desligar antes de fechá-lo pois na pressa, o aparelho pode não ser encerrado corretamente e você sem perceber colocará  o notebook dentro da bolsa com ele ligado, ou seja, quando você for retirar da bolsa, ele estará com um superaquecimento.

3. Limpeza

É recomendável que apenas profissionais desmontem o notebook para limpá-lo por completo, mas no dia a dia, pequenas ações podem manter a máquina higienizada.

Recomendo o uso de pincéis ou aspirador portátil.
Neste caso o intuito é limpar as saídas e entradas de ar do seu notebook.

Evite utilizar panos que soltem pelos durante a limpeza.

4. Aplicativos

Alguns aplicativos podem ajudar você a monitorar a temperatura do notebook em tempo real.
Recursos como o HWMonitor irá permitir que você veja até mesmo a rotação dos coolers e é de fácil interpretação. Existe também HWiNFO entre outros.

5. Localização
Utilize o notebook em locais arejados e limpos, evitando locais com a incidência direta do sol, muita poeira ou outras partículas, como areia, serragem, etc. Estas substâncias podem entrar na estrutura de refrigeração do seu notebook e dificultar, ou mesmo impedir, a dissipação do calor.

Se você estiver com alguma dúvida, fique a vontade e deixe o seu comentário, 

Um grande Abraço a todos,

Augusto

Participe do Grupo de Águas Claras Mídia de Moradores no WhatsApp – Contribua para a melhoria e desenvolvimento de nossa cidade! – Envie nome, endereço e telefone para: contato@aguasclarasmidia.com.br   

Site: www.aguasclarasmidia.com.br
Facebook: www.facebook.com/aguasclarasmidia
Instagram: www.instagram.com/aguasclarasmidia
Twitter: www.twitter.com/aguasclaramidia
Youtube: www.youtube.com/aguasclarasmidia

Águas Claras Mídia – Sua Cidade em um Click

Share This
Participar